Edgar Degas | As Engomadeiras | M8

As Engomadeiras de Edgar Degas - 1884.86

Sem dúvida a mais conhecida da série das engomadeiras  inaugurada por Degas em 1876, esta tela é um das obras mais interessantes da última fase estilística do pintor. Degas espia as duas mulheres, sem ser visto, curioso pelos seus gestos tão pouco graciosos que, impiedosamente, parece querer eternizar, fixando-os na tela. 
O formato é semelhante ao de outras obras precedentes do artista (como O Absinto), com a tábua em primeiro plano definindo o espaço e separando as duas figuras do espectador. 
O olhar, seguindo a diagonal do branco, fixa-se inicialmente no tão pouco feminino bocejo da mulher em primeiro plano – um gesto que recorda a cómica trivialidade de algumas das obras do artista dedicadas aos prostíbulos – e depois voa para a segunda figura, inclinada sobre o trabalho, captada ao pressionar o ferro sobre o tecido do vestido que está a passar. 
Degas insiste na popularidade das atitudes e dos corpos destas duas monumentais trabalhadoras: rico burguês de origem aristocrática, ele parece observar esta cena de trabalho duro com um espírito entre o divertido e o encantado. Uma atitude que deixa transparecer os traços mais marcantes do seu carácter: uma estranha mistura de sensibilidade social e de snobismo aristocrático.

Edgar Degas 1884-1886