Pablo Picasso | M9

Pablo Picasso (1881-1973)


O pintor espanhol, escultor e artista gráfico Pablo Picasso (1881-1973) foi um dos artistas mais prodigiosos e revolutionarys na história da pintura ocidental. Como a figura central no desenvolvimento do cubismo, ele estabeleceu a base para a arte abstracta.
Pablo Picasso nasceu Pablo Blasco em 25 de Outubro de 1881, em Málaga, Espanha, onde seu pai, José Ruiz Blasco, era professor na Escola de Artes e Ofícios. Em 1891 a família mudou-se para La Coruña, onde, com a idade de 14 anos, Picasso começou a estudar na Escola de Belas Artes. Sob a orientação académica de seu pai, ele desenvolveu o seu talento artístico a um ritmo extraordinário.
Quando a família se mudou para Barcelona em 1896, Picasso facilmente ganhou entrada para a Escola de Belas Artes. Um ano depois, foi admitido como um aluno avançado na Academia Real de San Fernando em Madrid, ele demonstrou sua notável capacidade de completar num dia, um exame de admissão. Mas para Picasso a atmosfera na academia era sufocante. Voltou para Barcelona, ​​onde começou a estudar arte histórica e contemporânea por conta própria. Naquela época Barcelona era o centro cultural mais importante em Espanha e Picasso rapidamente se juntou ao grupo de poetas, pintores e escritores que se reuniram no famoso café Quatre Gats.
Em 1900, Picasso fez sua primeira visita a Paris, permanecendo por três meses. Em 1901, ele fez uma segunda viagem a Paris, e Ambroise Vollard conseguiu organizar a sua exposição individual em primeiro lugar. Embora o acontecimento não foi bem sucedido financeiramente, fez despertar o interesse do escritor Max Jacob, que posteriormente se tornou um dos melhores amigos de Picasso e apoiantes. Nos próximos três anos Picasso ficou alternadamente em Paris e Barcelona.
Primeiros trabalhos
Na virada do século Paris era o centro do mundo da arte internacional. Na pintura que tinha gerado mestres como Georges Seurat, Claude Monet, Paul Cézanne, Vincent Van Gogh, e Henri de Toulouse-Lautrec. Cada um destes artistas tinha praticado avançados, estilos radicais. Apesar das óbvias diferenças estilísticas, seu denominador comum consistia em testar os limites da representação tradicional. Enquanto suas obras mantinham certas ligações com o mundo visível, elas apresentaram uma tendência em direcção à planicidade e abstracção.
Picasso surgiu dentro desta situação complicada e incertaza artística em 1904, quando ele montou um estúdio permanente num antigo prédio chamado do Bateau Lavoir. Nele produziu algumas de suas obras mais revolucionárias, e o estúdio tornou-se um local de encontro para artistas de vanguarda, escritores e patronos. O grupo incluía o pintor Juan Gris, o escritor Guillaume Apollinaire, e os coleccionadores americanos Leo e Gertrude Stein.
Primeiros trabalhos de Picasso revelam um padrão criativo que persistiu ao longo de sua longa carreira. Entre 1900 e 1906 ele trabalhou em quase todos os estilos importantes da pintura contemporânea, do impressionismo ao Art Nouveau. Ao fazer isso, seu trabalho mudou com uma rapidez sem precedentes, revelando um espectro de sentimentos que parecem estar além dos limites de um ser humano. Em si, esta conquista foi uma marca do génio de Picasso.


Moulin de la Galette (1900), o primeiro quadro de Picasso executado em Paris, apresenta uma cena de café sociedade urbana. Com suas cores nítidas e acre, figuras angulares, o trabalho emana uma aura sinistra, desconfortável. A crueza de sua sensibilidade, embora não seja o seu estilo superficial, é característica de muitos de seus primeiros trabalhos.

Períodos Azul e Rosa
Os anos entre 1901 e 1904 eram conhecidos como período azul de Picasso, durante o qual quase todas as suas obras foram executadas em tons sombrios de azul e continham figuras magras, abatidas, e introspectivas. O tom penetrante das imagens é uma depressão, sua cor é um símbolo de sofrimento pessoal do artista durante os primeiros anos dos anos de século, quando, ocasionalmente, queimados os seus próprios desenhos para manter o calor e também do sofrimento que presenciou em sua sociedade.


Dois exemplos notáveis ​​deste período são a Old Guitarist (1903) e 
Vida (1903).
No segundo semestre de 1904 o estilo de Picasso apresentaram uma nova direcção. Durante cerca de um ano ele trabalhou numa série de fotos que mostram arlequins, acrobatas e outros artistas de circo. O exemplo mais célebre é a Família de Saltimbanques (1905). 
Em termos de espaço,a obra de Picasso entre 1900 e 1905 foi, em geral plana, enfatizando o carácter bidimensional da superfície da pintura. No final de 1905, no entanto, tornou-se cada vez mais interessado ​​no volume pictórico. Esse interesse parece ter sido estimulada pelas pinturas tardias de Cézanne, 10 dos quais foram mostrados em 1905 o Salon d'Automne. 


Em Picasso Menino Conduzindo um Cavalo (1905) e Mulher com Pães (1906), os valores são vigorosamente modeladas, dando uma forte impressão de seu peso e tridimensionalidade. O mesmo interesse permeia o famoso retrato de Gertrude Stein (1906), particularmente no corpo maciço da figura. Mas o rosto da babá revela ainda um outro novo interesse: sua abstração máscara-como foi inspirado por Ibérica escultura, uma exposição de Picasso que tinha visto no Museu do Louvre, na primavera de 1906. Essa influência alcançou sua expressão máxima de um ano mais tarde, numa das imagens mais revolucionários de toda a carreira de Picasso, Les Demoiselles d'Avignon(1907).

Picasso eo cubismo


Les Demoiselles d'Avignon é geralmente considerado como a primeira pintura cubista. Sob a influência de Cézanne, a escultura ibérica, e Africano escultura (que Picasso viu pela primeira vez em Paris em 1907), o artista lançou um estilo pictórico mais radical do que qualquer coisa que ele tinha produzido até aquela data. As figuras humanas e seu espaço circundante são reduzidos a uma série de amplas e planos de intersecção que se alinham com a superfície do quadro e implica uma visão múltipla dissecados do mundo visível. Os rostos das figuras são vistas simultaneamente a partir de posições frontais e de perfil, e seus corpos são também obrigados a apresentar a nova linguagem e radicalmente abstracta de Picasso pictórica.
Paradoxalmente, Les Demoiselles d'Avignon não foi exibido em público até 1937. Muito possivelmente, a imagem era tão problemática para Picasso assim como foi para seu círculo de amigos e colegas artistas, que ficaram chocados quando viram ele no seu estúdio Bateau Lavoir. Mesmo Georges Braque, que em 1908 tornou-se colega mais próximo de Picasso. Num primeiro momento disse que "a pintar de tal forma foi tão ruim quanto beber gasolina, na esperança de cuspir fogo." No entanto, Picasso foi implacavelmente perseguido e sofreu as implicações da sua própria invenção revolucionária. Entre 1907 e 1911, ele continuou a dissecar o mundo visível em aspectos cada vez mais pequenos aviões monocromáticas de espaço. Ao fazer isso, as suas obras tornaram-se mais e mais abstractas, ou seja, a representação gradualmente desapareceu do meio da pintura, que correspondentemente se tornou um fim em si mesmo, pela primeira vez na história da arte ocidental.
A evolução deste processo é evidente em todo o trabalho de Picasso entre 1907 e 1911. Alguns dos exemplos mais notáveis são prato de fruto (1909), Retrato de Ambroise Vollard (1910) e Ma Jolie (também conhecida como Mulher com uma guitarra, 1911-1912).



Colagens cubistas
Sobre 1911 Picasso e Braque começou a introduzir letras e pedaços de jornais em suas pinturas cubistas, dando assim origem a um meio inteiramente novo, a colagem cubista. Picasso primeiro, e provavelmente o seu mais célebre colagem, é morta com Caning Presidente (1911-1912). A composição oval combina uma análise cubista de um limão e um copo de vinho, cartas do mundo da literatura, e um pedaço de oleado que imita uma sessão de caning cadeira e, finalmente, que é moldado com um pedaço de corda real. Como Alfred Barr escreveu (1946): "Aqui, então, em um quadro, Picasso faz malabarismo com a realidade e abstracção em dois meios de comunicação e em quatro níveis diferentes ou razões Se pararmos para pensar que é o mais" real "nos encontramos passando de estética. a especulação metafísica. Pois aqui o que parece mais real é a mais falsa e que parece distante da realidade quotidiana é, talvez, o real mais uma vez, é uma imitação. "
Sintético cubista Fase
Depois de suas experiências no novo meio de colagem, Picasso voltou mais intensamente à pintura. Seu trabalho entre 1912 e 1921 é geralmente considerado como a fase sintética do desenvolvimento cubista. A obra-prima deste estilo são os Três Músicos (1921). Neste quadro de Picasso usou as superfícies planas de seu estilo anterior, a fim de reconstruir uma impressão do mundo visível. Os aviões em si tornou-se mais amplo e simplificado, e eles exploraram cor a uma extensão muito maior do que fez o trabalho de 1907-1911. Em sua riqueza de sentimentos e equilíbrio dos elementos formais, os Três Músicos representa uma expressão clássica do cubismo.
Conquistas adicionais
A invenção do cubismo representa a conquista mais importante de Picasso na história da arte do século 20. No entanto, suas actividades como artista não se limitaram a isso. Na primeira década do século, ele envolveu-se tanto com escultura como na gravura, dois meios de que ele continuou a praticar ao longo de sua longa carreira e em que ele deu inúmeras contribuições importantes. Além disso, ele periodicamente trabalhou em cerâmica e no ambiente do teatro: em 1917 ele projectou cenários para o Satie Eric e Jean Cocteau balé Parade, em 1920, ele esboçou um interior de teatro para Igor Stravinsky Pulcinella,e em 1924 ele projectou uma cortina para o desempenho de Le Train Bleu por Jean Cocteau e Darius Milhaud. Em suma, o alcance das suas actividades excedeu a de qualquer artista que trabalhou no período moderno.
Na pintura, nem o desenvolvimento do cubismo define genialidade de Picasso. Em 1915, e novamente no início de 1920, ele afastou-se da abstracção e produziu desenhos e pinturas numa linguagem realista. Um dos mais famosos desses trabalhos é a Mulher de Branco (1923). Pintado apenas dois anos após os três músicos, a elegância tranquila e discreta desta obra demonstra a facilidade com que Picasso poderia expressar-se em linguagens pictóricas que parecem à primeira vista ser mutuamente exclusivos.
Ao final dos anos 20 e início de 1930 o surrealismo eclipsou o cubismo como o estilo de vanguarda da pintura europeia. Lançado por André Breton em Paris em 1924. O seu trabalho durante esses anos revela muitas atitudes de simpatia para com a sensibilidade surrealista. Por exemplo, em sua famosa Garota antes de um Espelho (1932), ele empregou os aviões coloridos do cubismo sintético para explorar a relação entre a imagem de uma mulher jovem e auto-imagem como ela considera-se antes de um vidro convencional procurando. Como as configurações de alternar entre a figura e a imagem no espelho, elas revelam a complexidade das energias emocionais e psicológicas que prevalecem sobre o lado mais sombrio da experiência humana.



Guernica
Outra das pinturas mais famosas de Picasso de 1930 é Guernica (1937). Barr descreveu a situação em que  foi concebido: "Em 28 de Abril de 1937, a cidade basca de Guernica foi destruída por bombardeiros alemães. Picasso, já é um activo partidário da República espanhola, entrou em acção quase que imediatamente. . Ele havia sido contratado em Janeiro para pintar um mural para o Palácio do Governo espanhol na Feira Mundial de Paris. Guernica é um monumento extraordinário na história da arte moderna. Feito inteiramente em preto, branco e cinza, que projecta uma imagem de dor, sofrimento e brutalidade que tem poucos paralelos entre pinturas avançadas do século 20. Nenhum artista, excepto Picasso foi capaz de aplicar de forma convincente a linguagem pictórica do cubismo a um sujeito que nasce directamente da consciência social e política. Que ele pudesse tão abertamente desafiar a tendência abstraccionista. É outra marca de sua singularidade.
Após a Segunda Guerra Mundial Picasso foi estabelecido como um dos grandes mestres da arte moderna. Mas nunca parou seu trabalho. Na década de 1950 e 1960, dedicou suas energias a outros velhos mestres, produzindo pinturas baseadas nas obras de Nicolas Poussin e Velázquez. Para muitos críticos e historiadores estas obras recentes não são tão ambiciosas quanto as produções anteriores de Picasso.
Embora Picasso tinha sido exilado da sua nativa Espanha desde a vitória de 1939 do Generalíssimo Francisco Franco, que deu 800-900 das suas primeiras obras para a cidade de Barcelona. Por sua parte, os sentimentos de Franco sobre Picasso era correspondido. Em 1963, amigo de Picasso Jaime Sabartès tinha dado 400 de seus trabalhos de Picasso. Para visualizar estas obras, o Palácio Aguilar foi rebaptizado de Museu Picasso. Mas por causa da antipatia de Franco para Picasso, nunca o nome de Picasso apareceu no museu.
Picasso foi casado duas vezes, primeiro a bailarina Olga Khoklova e depois com Jacqueline Roque. Picasso manteve ocupado por toda sua vida e estava planeando uma exposição de 201 de suas obras no Festival de Artes de Avignon, em França, quando ele morreu.
Picasso morreu villa colina de Notre Dame de Vie em Mougins, França em 8 de Abril de 1973.  Ele exibiu um génio notável para a escultura, gráficos e cerâmica, bem como pintura. A enorme variedade de sua realização, para não mencionar sua qualidade e influência, fez dele um dos artistas mais célebres do período moderno.