Uma Primavera portuguesa em Madrid Com dois artistas firmados nos anos 80 e 90: José Pedro Croft e José Loureiro

José Pedro Croft tem Processo Estacionário na Helga de Alvear, José Loureiro tem Luz Máxima na Distrito 4

Neste início de Primavera, a arte portuguesa está representada em Madrid através de obras de dois artistas firmados nos anos 80 e 90: José Pedro Croft (n. Porto, 1957) e José Loureiro (n. Mangualde, 1961). O segundo inaugurou ontem uma mostra de uma série de trabalhos na Galeria Distrito 4, Luz máxima, que ali ficará até 17 de Maio. Croft expõe, desde meados de Março e até 5 de Maio, Processo estacionário, na Galeria Helga de Alvear.
O artista que representou Portugal nas bienais de arte de São Paulo (1987) e de Veneza (1995) expõe agora na capital espanhola uma série de desenhos em diálogo - dir-se-ia, em equilíbrio instável - com algumas esculturas que incorporam a ideia de ironia: volumosas estruturas de metal e vidro colocadas sobre aparentemente débeis mesas de madeira... Nas paredes da galeria, um conjunto de desenhos, também de grande formato, que Croft (re)fez sobre as provas de gravura da exposição mostrada em 2010 na galeria La Caja Negra, também em Madrid. "Aprofundando as linhas mestras que têm vindo a definir a criação plástica desde a modernidade até aos nossos dias, o artista português prossegue tenazmente o seu trabalho de explorar os limites das possibilidades que a enformam", assim o apresenta agora a Helga de Alvear.
A peça que dá título à exposição de José Loureiro faz também a ponte com um seu trabalho anterior - o mural Bosão de L, apresentado no Museu da Electricidade em Lisboa, no ano passado. Luz máxima, escreve Mariana Navarro no texto dedicado à presente mostra em Madrid, "é uma versão mais doméstica" daquela obra: tem agora 200 por 542 centímetros, e é uma composição de 19 cores em volta da ideia de sobreposição, repetição e ritmo, a partir da qual se declinam outras obras sem título. "São abstracções radicais, mas tocadas, sempre, por um halo referencial", escreve aquela crítica de arte.