"La Gioconda' e seu misterioso sorriso não estará presente, mas uma exposição consagrada a Leonardo da Vinci, que será aberta nesta quarta-feira, em Londres, está sendo considerada histórica pelos ingleses.
A National Gallery conseguiu reunir "o maior número de pinturas do grande mestre renascentista italiano (1452-1519) nunca vistas em um só lugar", isto é nove das 20 realizadas ao longo da vida, das quais só são conservadas 15.
A mostra se centra no período em que Da Vinci passou na corte de Milão, nas décadas de 1480 e 1490, a serviço do governador Ludovico Sforza, 'Il Moro', quem deu a ele dinheiro, pela primeira vez, além de tempo e espaço para se expressar.
Segundo o curador da exposição, Luke Syson, a estrela inesperada da exposição é a tela "Salvator Mundi" (O Salvador do Mundo), que o público poderá descobrir pela primeira vez desde sua autenticação este ano.
Obras
Pintado em 1499, este óleo sobre madeira representa o Cristo abençoando com a mão direita tendo, na esquerda um globo de cristal. A autoria do quadro havia sido atribuída a um de seus alunos, depois de ter estado perdido durante mais de meio século.
A pinacoteca londrina quis apresentar a pintura ainda polémica, propriedade desde 2005 de um consórcio nova-iorquino, avaliada em cerca de 200 milhões de dólares, para que comparando-a com outras obras do artista cada um possa formar o próprio julgamento.
O outro ponto forte será a apresentação inédita das duas versões de "A Madona das Rochas", cuja existência sempre intrigou os especialistas. O Museu do Louvre concordou, excepcionalmente, em emprestar a primeira, pintada entre 1483 e 1486, para que possa ser exibida ao lado da existente na National Gallery (1491-1508), recentemente restaurada.
A obra está inacabada, como muitas outras deste "pintor filósofo" artista que se caracterizava, segundo o museu, pela "incapacidade de terminar as encomendas", numerosas.
"Quando olhamos de perto, observamos que algumas partes do quadro vão apenas um pouco além do esboço inicial, por exemplo a mão do anjo apoiando costas do Menino Jesus", explicou Larry Keith, director de Conservação da Pinacoteca britânica.
"Quando olhamos de perto, observamos que algumas partes do quadro vão apenas um pouco além do esboço inicial, por exemplo a mão do anjo apoiando costas do Menino Jesus", explicou Larry Keith, director de Conservação da Pinacoteca britânica.
O público poderá também ver pela primeira vez juntos os três retratos criados em Milão pelo génio florentino, entre eles "A Dama com Arminho" (1488/90), considerada sua obra mestra desse período, embora tenha sido ofuscada, numa fase posterior, por "La Gioconda" (1503-1506), que hoje não sai do Louvre.
Roubado por nazistas e devolvido depois da II Guerra Mundial, "A Dama com Arminho", um óleo que representa uma amante do duque de Sforza, conclui em Londres um périplo que já o levou a Madrid e a Berlim. Os outros dois são "Le Musicien", O Músico (1485/87), o único retrato de homem realizado por Leonardo da Vinci e "La Belle Ferronnière" (1492-1494).
A fase milanesa do pintor, escultor, arquiteto, filósofo e engenheiro esteve também marcada pela "A Ultima Ceia", que estará representada por "uma de suas melhores cópias" utilizada para a restauração do mural original.
Roubado por nazistas e devolvido depois da II Guerra Mundial, "A Dama com Arminho", um óleo que representa uma amante do duque de Sforza, conclui em Londres um périplo que já o levou a Madrid e a Berlim. Os outros dois são "Le Musicien", O Músico (1485/87), o único retrato de homem realizado por Leonardo da Vinci e "La Belle Ferronnière" (1492-1494).
A fase milanesa do pintor, escultor, arquiteto, filósofo e engenheiro esteve também marcada pela "A Ultima Ceia", que estará representada por "uma de suas melhores cópias" utilizada para a restauração do mural original.
Cinquenta desenhos relacionados às pinturas, muitos deles emprestados pela rainha Elizabeth II da Inglaterra, completam a exposição, que poderá ser vista até o dia 5 de Fevereiro.
Apesar de os organizadores terem decidido limitar o número de visitantes para evitar a multidão, "Leonardo da Vinci: pintor da corte de Milão" pode ultrapassar o recorde estabelecido em 2007 por "Velásquez", que atraiu mais de 300.000 pessoas.
"Já vendemos um número sem precedentes de entradas", anunciou o site da National Gallery.
Apesar de os organizadores terem decidido limitar o número de visitantes para evitar a multidão, "Leonardo da Vinci: pintor da corte de Milão" pode ultrapassar o recorde estabelecido em 2007 por "Velásquez", que atraiu mais de 300.000 pessoas.
"Já vendemos um número sem precedentes de entradas", anunciou o site da National Gallery.
Dama com Arminho (1488-90) |
O quadro de Leonardo da Vinci "La Dame à l'hermine" ("A Dama com Arminho"), roubado da Polónia pelos nazistas, retorna pela primeira vez à Alemanha, depois de sua devolução no final da Segunda Guerra. A pintura integra uma grande exposição em Berlim, a partir desta quinta-feira (25).
O retrato a óleo, em madeira, representa provavelmente Cecilia Gallerani, a amante de Ludovic Sforza, duque de Milão, e pertence ao Museu dos Príncipes Czartoryski na Cracóvia, sul da Polónia).
É uma das quatro representações conhecidas de mulher com autoria de Leonardo da Vinci, junto com as de Gioconda ("Mona Lisa"), Ginevra de Benci e da Belle Ferronnière.