O Expressionismo 1 | M9

Expressionismo é o movimento artístico que nasceu na Alemanha (Dresden), no início do sec.XX e que a tónica da sua arte na expressão das emoções e sentimentos.
Ao contrário do Impressionismo, o Expressionismo representa as realidades invisíveis (espirituais), representado uma arte de dentro para fora e o reflexo dos tempos conturbados que antecederam a 1ª Guerra Mundial.
Até 1914-18, esta forma de arte foi desenvolvida por dois momentos: o grupo Die Brücke ( a Ponte), fundado na cidade alemã de Dresden, e o grupo Der Blaue Reiter ( o Cavaleiro Azul) nascido na cidade de Munique, também na Alemanha.

Die Brücke ( a Ponte)

Este movimento nasceu de uma associação de artistas alemães fundada em 1905. Liderado por Kirchner. Este grupo pretendeu expressar os seus sentimentos e traumas da alma humana com vigor, dramatismo, coragem, angustia e até violência, numa atitude de denúncia, de critica e de contestação politica e social, contrários aos objectivos de movimento Fauve que apenas pretendia atingir objectivos estéticos e plásticos. Como consequência, e estética do movimento foi patética e convulsiva, revelado por uma linguagem figurativa, com formas simplificadas, propositadamente deformadas e aguçadas, contornadas por linhas a negro e preenchidas por cores puras, violentas e contrastadas, ora sombrias e sujas, anti naturalistas e aplicassem pinceladas rápidas, por vezes, numéricas e texturadas.
A execução foi espontânea e temperamental, desenfreada e irreflectida, fazendo com que obras se assemelhassem a esboços toscos e inacabados.
As temáticas usadas por este grupo privilegiaram a vida íntima e a sexualidade erotismo, cenas de rua, cafés e cabarés, o mundo da prostituição e da miséria urbana, retratos e auto-retratos. Resumindo, a actualidade do pintor com incidência na vida urbana e na marginalidade
O advento da 1ª Guerra Mundial, provocou a dispersão deste grupo de artistas. No entanto depois de terminar o conflito mundial, o seu Expressionismo renasceu sob novas roupagens, revelando desespero, o delírio, a desordem então sentidos pelo povo Alemão. Este novo movimento expressionista chamou-se de Nova objectividade ou Realismo Mágico e teve como representantes Otto Dix, George Grosz, Max Beckmann e Rich Schlichter